Argamassa polimérica para assento de blocos
março 13, 2021
Fabricar argamassa polimérica é mais barato e o produto mais resistente
março 13, 2021

Cola bloco é a mais nova tendência do mercado sendo utilizada nas construções civis, um material com alta eficácia e perfeição total para o assentamento de tijolos. Estima-se que o levantamento de 3 mil tijolos ao dia sendo utilizados nas paredes internas e externas.

A massa cola para bloco veio para transformar o mercado de construções, trazendo economia em tempo real, as suas principais economias são na mão de obra, material e dinheiro, gira em torno de 30% de economia.

É um produto que contem como base compostos minerais e aditivos especiais utilizados para a colagem rápida e endurecimento de superfícies. Assim como, o  produto massa bloco tem sua consistência pastosa, podendo ser utilizado na vertical ou horizontal, sendo um material que já vem pronto para o uso.

O que é cola bloco

A cola bloco vem sendo muito utilizada para aplicações de ladrilhos cerâmicos e ladrilhos exteriores, possuindo uma flexibilidade com uma força maior de ligações do que as argamassas convencionais.

Massa cola para bloco vem pronta para uso direto, não é necessário adicionar areia, água, cimento ou qualquer outro tipo de componente ou substancias químicas.

A utilização da cola traz mais rapidez e limpeza no assentamento dos tijolos, aumentando a qualidade final da construção.

Composição da cola bloco

Juntamente com a misturas que compõem a cola para bloco, estão o cimento, polímeros solúveis em água em junção aos minerais inertes e as resinas liquidas e os monómeros, juntamente com os pós-polímeros dispensáveis. São os componentes que formam uma espécie de cola, tendo como propriedade a resistência e a impermeabilização.

A principal propriedade da cola, é a forma em que ela penetra sobre os tijolos da construção, preenchendo de forma gradual impossibilitando a penetração de umidade.

Vantagens da cola bloco

O principal diferencial da cola é que possui uma facilidade de aplicação, assim com, um custo menor comparado ás argamassas tradicionais. Deste modo, ela permite a impermeabilização nas obras que estão sujeitas as intempéries da natureza.

Além disso, a cola  é aplicada em construções onde localiza área úmida sendo internas e externas. Por exemplo: na cozinha, no banheiros, na áreas de lazer (piscina) e na  áreas de serviços.

Existem alguns benefícios a massa cola, sendo eles:

  • Reduz fissuras
  • Trás maior durabilidade
  • Maior resistência á tração
  • Reduz a permeabilidade da água
  • Reduz o encolhimento
  • Com a secagem muito mais rápida.

Existem também alguns benefícios relacionados a sustentabilidade e economia, entre elas:

  • Economiza no custo do assentamento chegando atingir até 75%
  • Economia no custo da obra, gerando em torno de 30%
  • Tendo zero de desperdício na obra
  • Redução de peso na estrutura da obra
  • Velocidade maior na produção da obra, chegando ser até três vezes maior que o método convencional.
  • É um produto ecologicamente correto
  • É um produto que reduz o nível de gás carbono
  • Atende perfeitamente as normas da ABNT/NBR

Aplicação da cola bloco

Primeiramente, é preciso escolher um aplicador para aplicar a cola, que pode ser a bisnaga, ou um aplicador pneumático.

É necessário que os tijolos estejam limpos para que possam receber a aplicação. Ou seja, para que não haja nada que possa comprometer a aderência da cola bloco.

Recomenda-se que seja feita a primeira fiada com argamassa convencional, para que haja o nivelamento  antes da aplicação da massa cola bloco.

A massa cola é aplicada a 1 centímetro de dois filetes a cada tijolo ou bloco. Assim, ela consegue render 19 vezes a mais que a argamassa convencional. Além disso é mais prática de transportar e armazenar dentro da obra, portanto gerando menos desperdiço de material.

Com a massa cola bloco dentro da obra, a economia de gastos e tempo e a qualidade nos projetos da obra é observada rapidamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *