Fórmula da Argamassa Polimérica para você produzir em casa
março 13, 2021
Máquina de fabricação cola bloco- tudo o que você precisa saber.
março 13, 2021

Você já ouviu falar em impermeabilização com argamassa polimérica? Muitas pessoas não sabem, mas essa é uma das soluções mais simples para realizar a impermeabilização dos seus cômodos. Por isso hoje vamos ver um pouco melhor sobre ela.

A impermeabilização com argamassa polimérica se trata da argamassa utilizada como sistema de impermeabilização semi-flexível. E assim sendo empregada em para impermeabilizar cozinha, banheiro, paredes, ambientes externos e internos.

Portanto hoje vamos entender o que é argamassa polimérica e aprender um pouco mais como se realiza a impermeabilização com este tipo de argamassa. Mas sem mais papo furado vamos ao texto.

Como é este tipo argamassa

A argamassa polimérica possui uma característica intermediária entre o sistema rígido e o flexível. E passou a ganhar bastante notoriedade por suas características permitirem que ela fosse utilizada em diversas situações.

Este tipo de argamassa é produzida a partir de base cimentícia, produzido com aditivos polímeros e minerais específicos, que conferem ao produto características impermeabilizantes que muitas vezes agem de forma mais eficaz do que a argamassa tradicional. Mas é importante ressaltar que esta argamassa age bem apenas em determinadas situações específicas.

O produto é comercializado em sacos assim como a argamassa tradicional em sacos, e seu pó deve ser misturado com a água e aplicado no local desejado.

Mas para uma boa aplicação diversos fatores influenciam este processo como o produto comprado e principalmente a qualidade da mão de obra. Pois não adianta ter o melhor produto se o mesmo não for aplicado da forma correta, isso pode acarretar na perda de todo o trabalho, e a impermeabilização não sair da maneira desejada.

Por isso vamos dar algumas dicas de como realizar a impermeabilização com argamassa polimérica. Se você pensa que o processo é como uma impermeabilização comum está enganado, esta argamassa possui algumas particularidades como nós vamos ver a seguir.

Como realizar a Impermeabilização com argamassa polimérica

Vamos ver agora o que é preciso para realizar a impermeabilização com argamassa polimérica. Mas antes de realizar este processo separe consigo além da argamassa: Brocha; EPI’s (Equipamentos de proteção pessoal). Tendo separado vamos ao trabalho

Prepare a superfície

Antes de começar o trabalho é preciso preparar a superfície que será impermeabilizada. Ou seja, a superfície não pode ter pregos, poeira, serragem dentre outras coisas. Para isso se for o chão varra se for as paredes se certifique de que ela está pronta para receber o impermeabilizante e que não há nada que possa ficar agarrado (Pois se tiver ficará preso permanentemente).

Preparação da massa

A argamassa polimérica possui duas partes, a parte sólida cimentícia e a resina líquida. A mistura destes componentes deve ser realizada da mesma maneira que a indicada pelo fabricante na embalagem, não se deve adicionar água à mistura.

O misturador elétrico pode auxiliar na realização desta mistura. Que a máquina dure cerca de três minutos. Há quem também realize esta mistura com a broca acoplada na furadeira ou manualmente, embora nesta última esse processo possa ser mais demorado.

Aplicação

A aplicação deve ser realizada com uma brocha ou uma trincha, sempre aplicando em demãos cruzadas. Nesta parte é preciso estar atento para que um local não fique com mais impermeabilizantes do que outro, e que o produto seja passado de maneira uniforme. A quantidade de demãos varia de acordo com o local aplicado e a instrução do fabricante.

Pontos críticos

É preciso redobrar a atenção ao passar este produto por curvas, juntas e rodapé e proteção mecânica. Pois nestes locais são mais difíceis de se aplicar o impermeabilizante, e correm um maior risco de falhas devido a movimentações e locais de difícil acesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *