Fabricar cola bloco: Aprenda o passo a passo de como fazer
março 18, 2020
Argamassa polimérica e comum: principais diferenças
março 13, 2021

Desde os anos 50 a argamassa polimérica é utilizada em construções civis no Brasil. Contudo, seu uso apenas foi regulamentado recentemente, no ano de 2017.

Apesar de ser um produto bastante utilizado nesse meio, muitos ainda não têm conhecimento do que é e para quê serve.

A seguir, falaremos mais sobre a argamassa polimérica, bem como quais são suas principais vantagens e desvantagens. Confira:

Afinal, o que é a argamassa polimérica?

Também conhecida como argamassa fina e cola-bloco, a argamassa polimérica é um produto desenvolvido a partir da união de cargas minerais, resina e demais outros elementos.

Aliás, é importante saber que essa argamassa não é cimentícia.

Com ela, torna-se possível agilizar construções civis, além do seu uso trazer diversos outros benefícios.

É um produto que vem se consolidando cada vez mais no mercado e ainda ficará por bastante tempo até que outros sejam desenvolvidos e sirvam como substitutos mais eficientes da argamassa polimérica.

Entretanto, hoje, essa argamassa consagra-se como um dos produtos essenciais da construção civil, sendo bastante prática e trazendo mais vantagens que desvantagens para o processo.

Porém, seus contras desanimam alguns profissionais da construção civil, que ainda resistem em incluí-la nos processos de construção.

Vantagens na utilização da argamassa polimérica na construções civis

A argamassa polimérica é um produto usado não apenas para casos de vedação, como também em assentamentos de alvenaria.

Tem como principal vantagem, nestes casos, a economia, pois essa argamassa já vem pronta para uso. Ou seja, não há necessidade de utilizar outros produtos em seu preparo.

Além disso, a argamassa polimérica evita desperdícios, bem como aumenta consideravelmente a produtividade dos profissionais que a utilizam.

Quando o assunto é assentamento de alvenaria, é notória a distinção na construção das paredes. Percebe-se que com o uso da argamassa, a parede fica bem mais uniforme.

No que tange à questão da sustentabilidade, a argamassa polimérica também não deixa a desejar.

Quando a comparamos com a argamassa tradicional, percebemos o quanto esta é altamente prejudicial à natureza.

Isto porque a argamassa tradicional traz em sua composição uma mistura de areia e cimento Portland.

É fato que a produção de cimento libera uma quantidade exorbitante de dióxido de carbono no ar. Além disso, a retirada de areia prejudica os rios, que são alterados geograficamente.

Contudo, na produção da argamassa polimérica nenhum destes dois materiais são utilizados e, mais uma vez, temos aqui grande vantagem em seu uso nas construções civis.

Por fim, incluir essa argamassa na lista de materiais de uma construção civil, elimina o uso da água, gerando menos desperdício nesse setor.

Como dito anteriormente, essa argamassa já vem pronta para uso, não há necessidade de preparação anterior.

Algumas desvantagens no uso desse tipo especial de argamassa

São vários os benefícios no uso da argamassa polimérica, contudo, há sim desvantagens – embora sejam poucas.

Uma das principais reclamações quanto ao produto é que será necessário estar sempre bem atento aos detalhes da construção, pois esta argamassa é uma junta fina.

Dois blocos de alvenaria são desenvolvidos em padrões de assentamento com argamassa de 10mm.

Ou seja, é preciso compreender que torna-se importante usar blocos de mesmo tamanho. Comumente, esses blocos são de boa qualidade e, consequentemente, haverá um investimento maior na compra deles.

Para finalizar a lista de desvantagens da argamassa polimérica, caso esta seja utilizada no assentamento de blocos, só é possível usar a parte inferior desses blocos.

É um das principais diferenças em relação à argamassa tradicional, onde é possível, também, utilizá-la nas laterais dos blocos.

Entretanto, profissionais do ramo afirmam que, usar a argamassa polimérica apenas na parte inferior dos blocos, não prejudicará em nada a construção, e o resultado final será igualmente excelente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *