Argamassa polimérica estrutural: o que é e qual sua utilidade
março 13, 2021
O que é cola bloco e para que serve
março 13, 2021

A argamassa polimérica é uma das mais procuradas no momento. Pela sua flexibilidade sendo intermediária estando entre o rígido e o flexível. Mas hoje nós vamos ver como se sai a argamassa polimérica para assento de blocos.

Este tipo de argamassa tem sido muito utilizada em cozinhas, banheiros e até mesmo em ambientes externos. Mas será que ela também é eficiente para o assento de blocos? Vamos descobrir isso hoje.

Por isso neste artigo iremos tratar um pouco da argamassa polimérica e saber melhor como se sai a argamassa polimérica para assento de blocos.

O que é argamassa polimérica

Como já dissemos anteriormente, a argamassa polimérica possui uma característica intermediária Ou seja ela está entre o sistema rígido e o flexível. E passou a ganhar bastante notoriedade por esta característica que permitiu que ela fosse utilizada em diversas situações.

Este tipo de argamassa é produzida a partir de base cimentícia, produzido com aditivos polímeros e minerais específicos, que conferem ao produto características impermeabilizantes que muitas vezes agem de forma mais eficaz do que a argamassa tradicional. Mas é importante ressaltar que esta argamassa age bem apenas em determinadas situações específicas. Não deve ser usada em todas as situações

O produto é comercializado em sacos assim como a argamassa tradicional em sacos, e seu pó deve ser misturado conforme as instruções do fabricante e aplicado no local desejado.

Mas para uma boa aplicação diversos fatores influenciam este processo como o produto comprado e principalmente a qualidade da mão de obra. Pois não adianta ter o melhor produto se o mesmo não for aplicado da forma correta, isso pode acarretar na perda de todo o trabalho, e a impermeabilização não sair da maneira desejada. Gerando um grande desperdício de material.

Mas hoje vamos ver algumas dicas de como realizar o assentamento de blocos com argamassa polimérica. Esta argamassa possui algumas particularidades como nós vamos ver a seguir. E ela possui muitas vantagens na hora do assentamento como vamos ver a seguir.

Argamassa polimérica para assento de blocos

Essa massa tem como seu diferencial conseguir assentar entre 2800 a 3000 tijolos por dia. E é bastante eficaz em paredes externas e internas. Assim, ela gera uma grande economia em relação a outros tipos de argamassa. Mas vamos ver mais algumas vantagens deste tipo de argamassa.

Dentre as muitas vantagens que só esta argamassa tem podemos elencar:

  • Alto rendimento;
  • Fácil aplicação;
  • Resistência à tração superior à massa tradicional;
  • Impermeável;
  • Menor peso em sua estrutura;
  • Sem riscos de formação de fungos, ácaros, limbos e bactérias;
  • Maior rapidez na execução dos trabalhos;

Agora que vimos algumas de suas vantagens vamos ver algumas dicas na hora de realizar o assentamento de blocos

Antes, durante e depois da aplicação

Antes da aplicação

Antes da aplicação é importante estar atento e estocar a argamassa em local seco e sem umidade. É importante lembrar que esta argamassa é indicada para alvenarias de vedação internas ou externas, sem função estrutural ou uso refratário. Muitas vezes ela já vem pronta para uso, mas isso depende de qual tipo você irá comprar. O produto pode ser aplicado em uma bisnaga.

Durante o processo

É sempre importante obedecer as instruções de uso do fabricante que vem na embalagem.

Durante o processo de assentamento deve-se tomar as seguintes precauções. A aplicação deverá ser feita em dois cordões de argamassa com aproximadamente 1cm de diâmetro cada, sobre uma das superfícies a serem unidas. A altura a ser levantada depende de diversos fatores como a qualidade dos blocos e principalmente as condições climáticas. Recomenda-se que se deixe um espaço de 1 a 3 mm entre os blocos. É recomendado que os tijolos sejam assentados em até dez minutos

tempo de secagem

O tempo total de secagem dura no máximo 72 horas após a aplicação. Mas pode ocorrer a secagem da massa após um período de 8 horas em tempo seco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *