Argamassa polimérica e comum: principais diferenças
março 13, 2021
Argamassa polimérica para assento de blocos
março 13, 2021

A argamassa polimérica estrutural é um produto muito usado para realizar regularizações e nivelamentos. Ela pode ser aplicada diretamente sobre blocos de cerâmica ou cimento e lajes mistas ou maciças.

Além disso, esse tipo de argamassa não necessita da aplicação de chapiscos, seladores e gessos, bem como apresenta uma resistência excelente ao arranque e a micro fissuras. O resultado final é um acabamento maravilhoso!

Aliás, quando a argamassa polimérica estrutural é utilizada para a realização de acabamentos, há a possibilidade de aplicá-la tanto em ambientes externos quanto internos.

Em construções de alvenaria, seu acabamento assemelha-se ao da massa corrida.

Como é fabricada a argamassa polimérica estrutural?

A argamassa polimérica estrutural é também conhecida como cola para tijolo. Sua fabricação vem a partir da mistura de emulsão acrílica, aditivos químicos e minerais.

Dessa mistura, sai um produto bastante resistente e muito recomendado para assentar blocos de concreto ou cerâmica e tijolos.

Se deseja adquirir a argamassa polimérica estrutural, pesquise antes por fornecedores e fabricantes do produto, sempre optando por aqueles que produzam o material rigorosamente dentro das normas técnicas e padrões de segurança e qualidade.

Principais vantagens do uso da argamassa polimérica estrutural

Um dos principais benefícios desse tipo de argamassa é, além de ser possível realizar o nivelamento de superfícies, o produto ainda possibilita um perfeito acabamento.

Dentre outros benefícios da argamassa polimérica estão:

  • Fácil aplicação, bem como evita resquícios de resíduos;
  • É possível lixá-la para melhorar seu aspecto após endurecida;
  • Após lixá-la, já está imediatamente pronta para pintura;

Maior rendimento

Um dos maiores gastos em uma obra é o desperdício de argamassa. A argamassa tradicional necessita de uma preparação prévia e, portanto, dependendo de como for manuseada, pode-se perder até 50% do produto durante o processo.

Contudo, a argamassa polimérica traz o benefício do alto rendimento.

É um tipo de argamassa que rende muito mais durante a execução da obra, o que, consequentemente, contribui para outras áreas como, por exemplo, a organização do material.

Praticidade em dobro

No que diz respeito à argamassa tradicional, o método com o qual ela é aplicada não é dos mais eficazes.

Isto ocorre em fator da consistência do produto, processo de preparação da argamassa, bem como o período de secagem. Com isso, toda a aplicação torna-se vagarosa.

Do contrário, quando utiliza-se a argamassa polimérica estrutural, muitos desses problemas serão automaticamente eliminados do processo.

Como esse tipo de argamassa tem uma consistência mais densa, fica bem mais fácil de aplicá-la à alvenaria.

Com isso, todo o trabalho da equipe de construção torna-se mais produtivo, e a obra poderá ficar pronta em um período menor de tempo.

Sustentabilidade

A argamassa polimérica estrutural é composta principalmente de derivados de biomassa, ou seja, restos de plantas.

Com o grande avanço no uso da argamassa polimérica, houve boa redução do lixo produzido em decorrência do agronegócio.

Aliás, isso também auxilia bastante na questão sustentável de sua produção e aplicação dentro da indústria de construção civil.

Dicas para escolher a melhor argamassa polimérica para sua obra

A etapa de escolha da marca da argamassa polimérica estrutural requer bastante atenção. Uma boa marca garantirá, consequentemente, a qualidade da obra.

A dica é: quando for criar sua lista de opções, leve em consideração certas caraterísticas da argamassa, bem como o máximo de informações acerca da empresa que a produz.

Uma boa ideia é realizar um teste com o material ou mesmo entrar em contato com pessoas que já fizeram uso do produto. Perceba também se o serviço de atendimento e de entrega são confiáveis.

Lembre-se que a demora na entrega pode atrasar sua obra!

Com todas essas dicas em mãos, basta escolher a argamassa polimérica estrutural adequada para sua obra e desfrutar dos benefícios desse inovador material para construções civis!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *