Neste artigo vamos falar das principais diferenças entre argamassa polimérica e comum. Ambas são utilizadas nas construções por pedreiros e serventes, tendo como objetivo deixar o ambiente mais bonito e confortável para a moradia.
Estes tipos de argamassa são materiais utilizados nas construções civis, porém, com características diferentes. Nesse caso, a argamassa comum é mistura de (cimento, areia e água), já a polimérica é colante.
A argamassa é um produto muito conhecido na área da construção civil. Mas a polimérica vem se destacando por ser a evolução da comum, uma vez que oferece produtividade e economia.
Existem 4 tipos de argamassa comum:
Primeiro – argamassa de assentamento: é muito utilizada por pedreiros com o auxilio de uma colher ou uma bisnaga para aplicação de tijolos ou blocos de alvenaria.
Segundo – argamassa para pisos: a argamassa é aplicada sobre o contra-pisos para em seguida ser aplicado de pisos, ladrilhos ou cerâmicas.
Terceiro – argamassa de revestimento: é aplicada sobre a parede crua, para ser realizado o seu nivelamento, por exemplo: para nivelar o teto. Geralmente são realizadas três funções, sendo a primeira conhecida como chapisco. A segunda é o emboço (nivelar a superfície). A terceira o reboco (acabamento final do local).
Quarto – argamassa impermeabilizante: utilizada para impermeabilizar tetos e paredes, protegendo das umidades
Argamassa polimérica – principais características:
-Na argamassa polimérica não e preciso adicionar água.
– Possui alto rendimento de até 20 vezes mais que a argamassa comum.
– Sua produtividade é 3 vezes mais rápido do que a argamassa comum.
– sua economia é de 40% no custo da mão de obra para o assentamento do tijolo.
– Traz redução de peso para a alvenaria, cerca de 30 quilos por metro quadrado.
– Trazendo uma obra com mais limpeza, e zero desperdiço.
– Não é preciso estocar areia e cimento.
– Sendo um material de fácil aplicação, bastar retirar da embalagem e colocar em algum aplicador para poder aplicar.
Na argamassa polimérica e na comum a diferença entre os produtos e nítida, veja a baixo alguns exemplos:
– material: na comum existem muitos desperdícios durante a construção, entre a preparação do material até a aplicação, a sua perca pode chegar até 50%, dependendo muito de como for manuseado os produtos, causando um prejuízo para o orçamento. Já na polimérica é zero prejuízo no desperdiço de materiais, pois utilizará um método de aplicação com mais eficiência.
– praticidade da aplicação do material: no método de aplicação da argamassa comum a preparação e a secagem dos matérias tende ser mais lenta. Já na polimérica não terá esses problemas, sendo um material mais fácil de ser aplicada sobre a alvenaria. Gerando mais produtividade da equipe.
– custos: como já falamos anteriormente, a argamassa comum gasta muito mais que a argamassa polimérica. Portanto, a polimérica é muito mais eficaz em termos de custo, pode ser que não veja tanta a diferença se for comparar com preços dos outros itens. Mas bom ficar sempre atento, pois a massa polimérico trás muitos benefícios para a construção.
– material sustentável: na argamassa polimérico são derivados de biomassas, um exemplo: são utilizados restos de plantas. Com o investimento das empresas nesta área, permite que haja uma grande redução de lixo, sendo produzido pelo o agronegócio, já que uma boa parte da biomassa, não tem utilidade.
Ambas são aplicadas nos serviços de alvenaria. Sendo utilizadas no preenchimento e assentamento de tijolos blocos de concretos e cerâmicos.