Argamassa polimérica: vantagens e desvantagens na construção civil
março 13, 2021
Argamassa polimérica estrutural: o que é e qual sua utilidade
março 13, 2021

Neste artigo vamos falar das principais diferenças entre argamassa polimérica e comum. Ambas são utilizadas nas construções por pedreiros e serventes, tendo como objetivo deixar o ambiente mais bonito e confortável para a moradia.

Estes tipos de argamassa são materiais utilizados nas construções civis, porém, com características diferentes. Nesse caso, a argamassa comum é mistura de (cimento, areia e água), já a polimérica é colante.

A argamassa é um produto muito conhecido na área da construção civil. Mas a polimérica vem se destacando por ser  a evolução da comum, uma vez que oferece produtividade e economia.

Diferenças entre a Argamassa comum e argamassa polimérica

Existem 4 tipos de argamassa comum:

Primeiro – argamassa de assentamento: é muito utilizada por pedreiros com o auxilio de uma colher ou uma bisnaga para aplicação de tijolos ou blocos de alvenaria.

Segundo – argamassa para pisos: a argamassa é aplicada sobre o contra-pisos para em seguida ser aplicado de pisos, ladrilhos ou cerâmicas.

Terceiro – argamassa de revestimento:  é aplicada sobre a parede crua, para ser realizado o seu nivelamento, por exemplo: para nivelar o teto. Geralmente são realizadas três funções,  sendo a primeira conhecida como chapisco. A segunda é o emboço (nivelar a superfície). A terceira o reboco (acabamento final do local).

Quarto – argamassa impermeabilizante: utilizada para impermeabilizar tetos e paredes, protegendo das umidades

Argamassa polimérica –  principais características:

-Na argamassa polimérica não e preciso adicionar água.

– Possui alto rendimento de até 20 vezes mais que a argamassa comum.

–  Sua produtividade é 3 vezes mais rápido do que a argamassa comum.

– sua economia é de 40% no custo da mão de obra para o assentamento do tijolo.

– Traz redução de peso para a alvenaria, cerca de 30 quilos por metro quadrado.

– Trazendo uma obra com mais limpeza, e zero desperdiço.

– Não é preciso estocar areia e cimento.

– Sendo um material de fácil aplicação, bastar retirar da embalagem e colocar em algum aplicador para poder aplicar.

A principal vantagem da argamassa polimérica e argamassa comum

Na argamassa polimérica e na comum a diferença entre os produtos e nítida, veja a baixo alguns exemplos:

– material: na comum existem muitos desperdícios durante a construção, entre a preparação do material até a aplicação, a sua perca pode chegar até 50%, dependendo muito de como for manuseado os produtos,  causando um prejuízo para o orçamento.  Já na polimérica é zero prejuízo no desperdiço de materiais, pois utilizará um método de aplicação com mais eficiência.

– praticidade da aplicação do material: no método de aplicação da argamassa comum a preparação e a secagem dos matérias tende ser mais lenta. Já na polimérica não terá esses problemas, sendo um material mais fácil de ser aplicada sobre a alvenaria. Gerando mais produtividade da equipe.

– custos: como já falamos anteriormente, a argamassa comum gasta muito mais que a argamassa polimérica. Portanto,  a polimérica é muito mais eficaz em termos de custo, pode ser que não veja tanta a diferença se for comparar com  preços dos outros itens. Mas bom ficar sempre atento, pois a massa polimérico trás muitos benefícios para a construção.

– material sustentável: na argamassa polimérico são derivados de biomassas, um exemplo: são utilizados restos de plantas. Com o investimento das empresas nesta área, permite que haja  uma grande redução de lixo, sendo produzido pelo o agronegócio, já que uma boa parte da biomassa, não tem utilidade.

Onde a polimérica e comum devem ser aplicadas.

Ambas são aplicadas nos serviços de alvenaria. Sendo utilizadas no preenchimento e assentamento de tijolos blocos de concretos e cerâmicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *