Argamassa polimérica como usar
dezembro 9, 2019
Argamassa Polimérica Aplicação
dezembro 9, 2019

A argamassa polimérica da qual também é chamada normalmente de cola bloco, representa um produto que vem sendo amplamente utilizado em edificações e construções em geral.

Aliás, seu uso tem sido muito popularizado e adotado aqui no Brasil justamente pelos benefícios que apresenta.

Porém, algumas pessoas procuram saber as desvantagens do seu uso, principalmente, aquelas das quais não conhecem bem o produto e nunca o utilizaram.

A argamassa polimérica consiste em um produto do qual substitui a argamassa tradicional, aquela argamassa convencional que normalmente é utilizada nas construções civis, com composição feita com areia, cimento e água, além do uso de outros aditivos.

Nesse sentido, a argamassa polimérica representa uma nova tecnologia, com fórmula diferente da argamassa convencional.

Dessa forma, a argamassa polimérica foi recentemente regulamentada pela ABNT, além disso, esta nova tecnologia vem apresentando muitas vantagens em relação ao uso da argamassa convencional.

Vantagens da Argamassa Polimérica (Cola Bloco)

A argamassa polimérica apresenta inúmeras vantagens em relação ao uso da argamassa convencional, veja em seguida quais são as principais:

  • Maior rapidez no tempo de duração da obra
  • Aplicação mais fácil
  • Menos defeitos e melhora na estética
  • Maior rendimento do produto
  • Produto ecológico
  • Utilidades variadas
  • Melhor custo x benefício

 

Maior rapidez no tempo de duração da obra

A cola bloco apresenta-se como substância pastosa, da qual já é comprada pronta para o uso, dessa forma, sua utilização é mais rápida, não sendo necessário preparar a mistura dos materiais, como no caso da argamassa tradicional.

Nesse sentido, oferece maior rapidez para execução da obra, além disso, também possui seca rápida e gera maior organização na obra o que facilita a limpeza.

Aplicação mais fácil

A aplicação da argamassa polimérica é muito simples, para utilizá-la pode ser usada própria embalagem que vem em formato de bisnaga com bico.

Contudo, também existem outros meios de aplicá-la, como por exemplo: através de pistola especifica ou equipamento pneumático.

Menos defeitos e melhora na estética

A cola bloco é aplicada em pequenas quantidades, portanto, não gera um aglomerado de massa que causa desalinhamento dos blocos e tijolos, dessa forma possui menos defeitos e apresenta melhora na estética da alvenaria estrutural.

Maior rendimento do produto

Como o produto da argamassa polimérica é aplicado em finos cordões, com espessuras de 1mm, a cola bloco rende muito.

Estima-se que 1 kg de argamassa polimérica seja equivalente a 20 kgs da argamassa convencional.

Produto ecológico

A argamassa polimérica não possui em sua composição a utilização de cimento ou areia, desse modo colabora para a preservação ambiental, sendo considerado um produto ecológico.

Utilidades variadas

Com a utilização da argamassa polimérica é possível atender a diversos fins de aplicações, desde a utilização de assentamento para blocos e tijolos, vedação da alvenaria estrutural, como sistema impermeabilizante, e, até mesmo para revestimento de paredes como textura e grafiato.

Melhor custo x benefício

Como a utilização da argamassa polimérica gera inúmeras vantagens e também apresenta grande economia podemos dizer que apresenta melhor custo x benefício em relação ao uso da argamassa convencional.

Desvantagens da Argamassa Polimérica (Cola Bloco)

Como foi visto anteriormente o uso da argamassa polimérica possui inúmeros benefícios e vantagens, sem apresentar desvantagens.

Contudo, é necessário identificar em quais casos ou situações sua utilização não é indicada.

Em resumo, podemos dizer que a utilização da argamassa polimérica possui muitas vantagens e benefícios em relação a aplicação da argamassa convencional.

Desse modo, torna-se fundamental adotar esta nova tecnologia as obras de construção civil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *