Argamassa Polimérica x Argamassa Convencional
dezembro 9, 2019
Argamassa polimérica como usar
dezembro 9, 2019

A argamassa polimérica que também podemos chamar de cola bloco, como é comumente conhecida no mercado tem sido muito utilizada na construção civil.

Contudo, somente de alguns anos para cá se popularizou no Brasil, e, por isso, alguns profissionais e até mesmo clientes podem ter muitas dúvidas em relação a utilização da argamassa polimérica.

O que é comum, visto que a argamassa polimérica (cola bloco) é uma tecnologia empregada recentemente no Brasil.

Contudo, há muitos anos a argamassa polimérica já vem sendo utilizada por outros países.

A utilização da argamassa polimérica para assentar blocos e tijolos de alvenaria é um método que vem sendo praticado desde 1950, onde relata-se que tem sido prática adotada desde então na construção civil brasileira.

Nos Estados Unidos também continua sendo um método amplamente usado até hoje para realizar o assentamento de blocos e tijolos.

Contudo, no Brasil a argamassa polimérica teve o seu uso impulsionado a partir de 2011, e, vem cada vez mais ganhando espaço, por ser considerada uma tecnologia que apresenta muitas vantagens.

Mas, afinal a argamassa polimérica é confiável?

Como tudo que é novo pode gerar desconfiança, viemos através deste artigo esclarecer se a argamassa é realmente confiável.

E a resposta é absolutamente sim, a argamassa polimérica ou cola bloco, é totalmente confiável, pois, é constituída por uma composição química eficiente, que pode variar em conformidade com a finalidade da qual destina-se.

Porém, normalmente a argamassa polimérica consiste em uma composição de materiais, como por exemplo: resinas sintéticas, cargas minerais e diversos aditivos com espessantes e estabilizantes.

Sendo então considerada uma técnica muito viável e eficiente em relação a argamassa convencional, por conseguinte, também apresenta muitas vantagens.

Além disso a utilização da argamassa polimérica para assentamento dos blocos e tijolos da alvenaria estrutural foi recentemente regulamentada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), mais precisamente foi publicada em março de 2017, constituindo a NBR 16590.

Quais são os benefícios de utilizar a argamassa polimérica (cola bloco)?

Os principais benefícios em relação ao uso de argamassa polimérica ou cola bloco, sem dúvida alguma são os seguintes:

  • Rendimento
  • Economia
  • Praticidade

Rendimento

A argamassa polimérica apresenta muito rendimento, pois, as quantidades utilizadas para assentamento dos blocos e tijolos são mínimas, sendo usadas em feixes de 1mm, e, ainda desse modo garantem máxima eficiência e alta resistência.

Economia

Além de ter alto rendimento, a cola bloco também reduz os gastos durante a obra, pois, possui um bom custo-benefício, visto que reduz o tempo da execução de obra.

Praticidade

O maior benefício em relação ao uso de cola bloco ou argamassa polimérica para o assentamento de blocos e tijolos, é a sua praticidade.

Além de já vir pronta para uso, em substância pastosa também é de fácil aplicação, sua bisnaga, isto é, a própria embalagem pode ser utilizada para aplicar o produto por meio de seu bico.

Então, em resumo podemos dizer que sem dúvida alguma a argamassa polimérica é confiável e sua tecnologia apresenta muitos benefícios.

Portanto, para quem desejar se especializar e até mesmo lucrar muito com esta nova tecnologia, é possível se aperfeiçoar e também fabricar a cola bloco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *