Argamassa Polimérica é confiável
dezembro 9, 2019
Argamassa Polimérica: Vantagens e Desvantagens
dezembro 9, 2019

Você sabe como usar a argamassa polimérica? Leia atentamente para descobrir tudo sobre seu uso e dicas para aplicar a mesma.

A argamassa polimérica da qual também é conhecida no mercado como cola bloco, e, também possui outras denominações, como por exemplo: composto polimérico para assentamento de alvenaria, argamassa fina ou argamassa sintética.

A cola bloco ou argamassa polimérica caracteriza-se por um produto substituto da argamassa convencional, que tem como principal finalidade servir de instrumento para vedar e interligar os blocos e tijolos que compõem a alvenaria estrutural.

Mas, afinal o que é argamassa polimérica?

Antes de explicar sobre como usar a argamassa polimérica, é necessário, entender um pouco mais a respeito da sua composição.

A argamassa polimérica ou cola bloco representa uma argamassa com componentes que possuem aditivos, agregados e polímeros.

Como o próprio nome sugere consiste em uma argamassa, que substitui a argamassa comum, que é utilizada para aplicação em diversos itens da construção de uma edificação, tanto para vedação como também para aplicação em revestimentos.

Só para ilustrar, a argamassa polimérica ou cola bloco, pode ser utilizada em aplicações para: alvenaria estrutural em geral, assentamento de tijolos ou blocos em alvenarias de vedação (paredes), para revestimento com textura e grafiato diretamente no reboco, para impermeabilização como sistema semi-flexível, e, entre outros.

Nesses casos, para obter argamassas com finalidades diferentes é necessário modificar a fórmula, dessa maneira a composição é adequada com o intuito de atender cada aplicação.

Ou seja, em outras palavras a argamassa polimérica que é comumente chamada de cola bloco substitui a argamassa convencional, além de possuir também outras utilidades.

A cola bloco não apenas substitui a argamassa convencional, como também possui muitas outras vantagens em relação a argamassa comum, visto que é mais prática e já vem pronta para utilizar, reduzindo desse modo o tempo da execução da obra e também diminuindo os gastos.

Como usar a cola bloco (argamassa polimérica)?

A argamassa polimérica é muito fácil de ser utilizada, isso acontece, pois, a mesma já vem pronta para uso, diferentemente da argamassa convencional que é comprada em pó, e necessita ser preparada nos canteiros de obras.

Desse modo a cola bloco, normalmente é aplicada diretamente da embalagem, porém, também pode ser aplicada por meio de uma pistola específica ou até mesmo através de um equipamento pneumático.

Normalmente a argamassa polimérica é aplicada em dois ou três cordões, que variam em conformidade com o tipo de tijolo ou bloco utilizado na obra.

A aplicação da cola bloco ou argamassa polimérica é indicada principalmente para o assentamento de alvenaria de vedação, primordialmente, para os tipos de blocos a seguir:

  • Tijolo cerâmico estrutural
  • Tijolo cerâmico
  • Bloco ecológico
  • Bloco concreto

Dessa maneira, a utilização da argamassa polimérica torna-se muito rendável, visto que reduz os custos e também o tempo de obrar, além disso, também gera economia em relação ao rendimento do produto em si.

Quer saber tudo sobre argamassa polimérica?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *