Vantagens da Argamassa Polimérica que você precisa saber hoje
agosto 21, 2019
Argamassa convencional x Argamassa polimérica
agosto 21, 2019

Argamassa polimérica, massa polimérica, cola bloco, massa para assentar tijolos ou argamassa colante, são alguns dos nomes que são dados para essa nova tecnologia que tem revolucionado não só no Brasil, mas em várias outras regiões a maneira de assentar tijolos e levantar paredes.

Mas o que é argamassa polimérica? É seguro trabalhar com esta massa? Essas são algumas das dúvidas que pessoas que ainda não conhecem o produto geralmente costumam ter.

Contudo, se você quiser saber mais sobre o produto e quais os benéficos que ele oferece continue conosco na leitura deste artigo

Primeiramente, o que é argamassa polimérica?

Argamassa polimérica é uma inovação que veio para substituir a argamassa com cimento no assentamento de tijolos e blocos.

É um produto revolucionário que reduz gastos e desperdício.

É fabricada a partir de emulsão acrílica dom minerais e aditivos químicos, formando um produto altamente resistente.

Não é necessário adicionar água ou qualquer outro produto, ela já vem totalmente pronta para ser utilizada.

Encontra-se diferença na massa polimérica também na equivalência, 3kg da argamassa polimérica equivalem a 60kg da massa convencional.

Como assentar tijolos com argamassa polimérica

Umas das primeiras coisas que você precisa saber sobre argamassa polimérica é que nem todas são iguais, existem vários tipos e são denominadas AC-I, AC-II, AC-III e AC-III E.

Cada tipo corresponde a um determinado tipo de serviço e escolher a mais adequada para o tipo de serviço que você deseja fazer, influenciara diretamente no resultado final.

Mas vamos para a parte prática do assentamento de tijolos com cola bloco.

Para uma melhor aplicação, os tijolos devem estar secos, caso a massa seja aplicada em tijolos húmidos ou levemente húmidos, o resultado final pode não ser satisfatório.

Os tijolos além de secos, devem estar limpos, sem areia, óleos, graxas e outros, para que não prejudique a aderência do produto.

Recomenda-se que a primeira fiada, a fiada da base seja fixada com argamassa convencional para que assim possam ser corrigidos desníveis do piso.

Para a aplicação da massa polimérica você apenas precisa utilizar o aplicador que já vem na compra, e que afinal já é a própria embalagem, que é em formato de bisnaga.

A aplicação é fácil, você apenas precisa aplicar dois filetes de massa de apenas 1cm cada, sobre os tijolos ou blocos de concreto, após a aplicação vá posicionando os tijolos até que forme uma fileira, após o levantamento de uma fileira você apenas precisará ir repetindo o processo, até que sua parede chegue a altura desejada.

Também é recomendado deixar 1 a 3mm entre os blocos para comportar as dilatações térmicas, visto que na aplicação dá cola bloco não é necessário fazer aplicação nas juntas verticais. Esse espaço será futuramente preenchido com o reboco da alvenaria.

Na utilização da cola bloco é preciso ter o cuidado de se usar tijolos de boa qualidade e de mesmo tamanho, não sendo podendo ter diferenças de 3mm entre uma peça e outra, como também, no assentamento é preciso cuidar para que estes tijolos fiquem bem alinhados.

O tempo de secagem é bem rápido, varia de 6 a 12 horas, mais sua resistência final só acontece após 72 horas, mas isso varia também de acordo com o clima, em clima quentes e secos o processo é mais agilizado.

É seguro?

Muitas são as pessoas tanto no Brasil quanto no exterior que já fizeram uso da massa polimérica e que asseguram que sim, é totalmente seguro o uso da cola bloco para o assentamento de tijolos e levantamento de paredes.

A argamassa polimérica também é um produto que possuem a norma técnica que rege todos os parâmetros para uma argamassa de qualidade e segurança, a norma é a ABNT NBR 16590/2017.

A norma rege os requisitos necessários para que uma argamassa de qualidade possa ser produzida.

Mas apesar de ser um produto totalmente seguro para o levante de paredes é preciso lembrar, que ainda não é permitido usar a massa polimérica para o levante de alvenaria estrutural.

Além de seguro, você pode aprender a ganhar dinheiro com esse produto incrível. Veja um vídeo grátis e saiba mais agora!  >

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *