Argamassa polimérica assentamento de tijolos e blocos
agosto 21, 2019
Argamassa polimérica vantagens e desvantagens
agosto 21, 2019

O que é argamassa polimérica? Quais são as vantagens da argamassa polimérica? Ela é melhor do que a argamassa convencional? Realmente a argamassa polimérica substitui a argamassa convencional no assentamento de blocos, tijolos de alvenaria e vedação?

Essas são perguntas frequentes de pessoas que ainda não conhecem a argamassa polimérica e as vantagens que ela oferece, mas se você quiser entender mais a sobre argamassa polimérica continue conosco na leitura deste artigo.

O que é argamassa convencional?

Apesar de bem conhecida, para que se possa entender melhor o que é argamassa polimérica e quais as vantagens que ela traz, é preciso que você entenda primeiro o que a argamassa convencional.

Pois bem, argamassa convencional, é um material fundamental no processo de construtivo de uma alvenaria. A argamassa e os bloco de concreto, são muito importantes para as construções.

A argamassa convencional, nada mais é do que a mistura de cimento, areia, cal e água, contendo ou não aditivos químicos, podendo ser industrializada ou produzida na obra.

Quando preparada, a massa deve ter uma boa aderência e deve oferecer resistência a compressão.

O que é argamassa polimérica?

Conta-se que a primeira formula de argamassa polimérica foi publicada em uma revista americana na década de 1981, mas conta-se também que a tecnologia já era empregada na formula química desde a década de 1970.

Mas, no Brasil ela começou a ser mais utilizada a partir de 2011, quando a construção civil começou a disponibilizar esse produto.

Argamassa polimérica é uma nova solução construtiva, trata-se de um produto altamente tecnológico e inovador.

A argamassa polimérica, também conhecida como cola bloco, foi bem mais difundida na região sul do Brasil, essa região saiu na frente no uso dessa tecnologia, contudo nas demais regiões o produto também já tem chegado e está sendo bastante utilizado.

A massa polimérica é feita de compostos minerais e aditivos especiais. Já vem pronta para o uso, dispensado assim que mais produtos sejam adicionados, não sendo preciso utilizar nem mesmo água para dissolver, pois ela já vem totalmente pronta.

Mas, apesar de todas as vantagens que a argamassa polimérica apresenta, é preciso se atentar para os preços, as marcas e a qualidade de cada uma, como também para o que cada uma se propõem a fazer, pois há diferenças.

Argamassa polimérica é mais vantajosa que a convencional?

Vários fatores indicam que sim, que a argamassa polimérica é mais vantajosa que a convencional, entre esses diversos fatores queremos destacar:

  • A argamassa polimérica é um produto que já vem pronto para uso, o que influencia diretamente no custo com a mão-de-obra, pois proporciona maior economia e agilidade na construção.
  • A argamassa polimérica rende 20x mais que a convencional, proporciona melhor custo por m2, ou seja, um kg de argamassa polimérica equivale a 20kg de argamassa convencional.
  • Proporciona paredes mais uniformes, e dispensa a utilização de tela, grampo ou outros materiais para ancoragem de parede de tijolos ou blocos.
  • Facilidade para armazenar também é algo notável, visto que são vendidas em embalagens em formato de bisnagas, o que facilita não somente o armazenamento como também a aplicação do produto.
  • Não há desperdício de material usando argamassa polimérica.
  • A limpeza da obra que também é totalmente diferente de que quando se usa massa convencional.
  • É sustentável, pois reduz 95% do consumo de água que se levaria usando a massa convencional. Além de não utilizar cimento que é um dos três produtos mais poluentes do mundo, pois pesquisas afirmam que para cada 3 toneladas de cimento produzidos são emitidos 900 quilos CO2 (gás carbônio) na atmosfera.
  • Também é sustentável porque para sua utilização não é preciso que se utilize areia, como na argamassa convencional. Assim, a argamassa polimérica contribui para que não seja feita a retirada de areia dos leitos dos rios.

Trabalhar com argamassa polimérica é muito bom. Veja o vídeo rápido falando de um caso de sucesso. Você também pode ganhar  dinheiro nesse mercado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *