Você sabe qual a diferença entre massa corrida e massa acrílica?

Por que usar grafiato ou textura na parede externa da sua casa?
março 16, 2019
Será que vale mesmo a pena construir e vender imóveis pela Caixa Econômica Federal?
março 16, 2019
Com certeza você já ouviu falar em massa corrida e em massa acrílica, não é mesmo? Mas, você sabe qual a diferença entre cada uma delas? Acredite, é bem mais simples do que parece ser.

Ambas possuem a mesma função: equiparar e nivelar paredes e tetos. Mas há uma diferença entre elas. Abaixo você vai entender a principal diferença entre a massa corrida e a massa acrílica, além de outros detalhes. Não deixe de conferir e boa leitura! 
 
 
Massa acrílica

A massa acrílica é usada para emassar paredes de áreas externas, sendo responsável por uma vedação completa da parede, impedindo que ela “respire”. É preciso apenas que você se certifique de que não há umidade na área para que não ocorra mofo ou infiltrações na parede.

Sendo assim, a massa acrílica é mais resistente a umidades. Por esse motivo, essa massa é mais indicada para áreas externas e molhadas, como cozinhas, banheiros e áreas de serviços.

A massa acrílica é bastante usada em fachadas de casas, prédios, lojas e escolas. A pintura da superfície, depois da aplicação da massa acrílica, pode ser realizada com tinta acrílica ou tinta emborrachada. 
 
 
Massa corrida

A massa corrida é indicada apenas para áreas internas e que não corram o risco de sofrer ações do tempo. Isso acontece porque essa massa não é resistente a chuva ou umidade. Além disso, a massa corrida é excelente para nivelar paredes, corrigindo pequenas imperfeições. O seu acabamento é fosco.

Antes da massa corrida ser aplicada, é preciso se certificar que a superfície esteja limpa e livre de qualquer resíduo. Para que a aplicação fique correta, lixe e lave a parede antes da aplicação da massa. 

Quais as ferramentas necessárias para aplicar a massa?

Para aplicar a massa, você vai precisar de uma lixa, espátula e desempenadeira de aço. Com a espátula, você vai retirar a massa da lata e vai colocar na desempenadeira. Essa será usada para espalhar o material pela parede.

Geralmente, é preciso duas mãos de massa para que o trabalho fique direito. A primeira mão da massa é aplicada para que sejam corrigidas as maiores imperfeições. Depois, você deve lixar a superfície e aplicar a segunda mão de massa. Essa serve para corrigir os defeitos menores que ainda restaram na parede.

O tempo de secagem vai variar entre duas e três horas. Isso vai depender da temperatura do ambiente. 
 
 
Dicas importantes para aplicação

Como falei anteriormente, antes de aplicar a massa, a superfície deve estar bem limpa e livre de poeiras ou outros elementos que prejudiquem a aplicação.

Também é importante que você leia com cautela as recomendações do fabricante da massa antes de comprar ou utilizar o produto. Tendo essa atenção, você evita possíveis problemas com a pintura. 

Quais são as vantagens de usar massa acrílica ou massa corrida?

As vantagens de usar massa corrida ou massa acrílica no acabamento da sua parede são inúmeras. Porém, de maneira geral, podemos elencar as seguintes vantagens:

Parede com um acabamento melhor

A parede fica lisa e totalmente uniforme. Dessa forma, o acabamento fica bem mais bonito.

Proteção

A massa também vai oferecer uma maior proteção para a parede. Principalmente no caso da massa acrílica que é aplicada em paredes externas.

Facilita a limpeza

Caso a parede tenha pequenas manchas ou sujeiras, a limpeza é bem fácil de ser feita. Isso acontece porque, com a parede lisa, a absorção é menor. Assim, a eficácia de uma bucha ou um pano molhado é maior, uma vez que não há resistência.

Pintura mais bonita

A pintura fica bem mais bonita em uma parede com massa, uma vez que não haverá resistências que impedirá a pintura.

Agora você já sabe a diferença entre massa acrílica e massa corrida, além de como usá-las. Da próxima vez que você for construir, escolha essas massas para um acabamento perfeito. Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *