Vantagens de usar cola bloco na sua construção civil

Dicas e produtos que você pode usar para diminuir gastos na construção civil
março 16, 2019
Por que usar grafiato ou textura na parede externa da sua casa?
março 16, 2019
O setor de construção civil está sempre investindo em novas tecnologias e materiais de maior qualidade, especialmente quando se trata de oferecer produtos sustentáveis. Alguns produtos simplificam as tarefas em uma obra e um deles é a cola bloco.

Nesse artigo vamos falar sobre as vantagens de você usar cola bloco na sua construção civil, além de detalhes sobre suas aplicações e muito mais. Se você quer saber mais sobre esse assunto, continue acompanhando o nosso artigo. Boa leitura! 

Saiba mais sobre a cola bloco, também conhecida como argamassa polimérica

A cola bloco ou argamassa polimérica é um pouco diferente da tradicional. As duas servem para assentamento de blocos de alvenaria ou tijolos. Porém, com a cola bloco não é necessário fazer grossas camadas entre as fiadas. Isso possibilita regular possíveis defeitos da superfície, dando uma melhor estética, ainda mais limpa.

Em resumo, é como se fosse argamassa e rejunte ao mesmo tempo, só que em um único produto. Abaixo você confere algumas das principais vantagens de usar cola bloco na sua construção civil. 

Praticidade e agilidade

Com a cola bloco, você vai ter mais praticidade e agilidade no assentamento de tijolos e blocos. Diferente da argamassa tradicional, a cola bloco é vendida pronta para uso. Assim, não é preciso perder tempo com a sua preparação. Com isso, você terá economia com a sua mão de obra e ainda aumenta a sua produtividade em cerca de 50%.

Normalmente a cola bloco é vendida em bisnagas e aplicada em dois ou três cordões, a depender do tipo de bloco ou tijolo. Dessa forma, a sua aplicação é bem mais ágil do que uma argamassa tradicional. Fora isso, sua aplicação garante um serviço mais limpo e sem desperdício do produto. 
DCIM100MEDIA
DCIM100MEDIA
Rendimento e economia

É bem simples entender o quanto a cola bloco é mais rentável do que uma argamassa tradicional. Um metro quadrado de blocos de concreto necessita de cerca de 25 quilos de argamassa tradicional seca (antes de ser misturada com água).

Já a cola bloco necessita de apenas 1,5 kg. Isso garante mais economia no estoque e no espaço destinado ao transporte do produto. Somando isso com o item anterior, o uso da cola bloco gera uma economia em torno de 40% nos gastos totais com alvenaria em uma obra. 

Sustentabilidade

A argamassa tradicional é fabricada com cimento Portland e areia (os dois componentes fundamentais para a sua fabricação). O processo de produção de cimento gera emissão de dióxido de carbono na atmosfera. A estimativa é que para cada quilo de cimento fabricado, são emitidos 600 de dióxido de carbono.

Já a areia que é usada, geralmente, é retirada dos leitos dos rios. Isso causa um grande impacto geográfico na região onde a areia está sendo extraída. E é por isso que a cola bloco tem sido reconhecida como um material mais sustentável. Ela não leva nenhum dos dois componentes acima citados na sua fabricação.

Na sua composição, há cargas minerais inertes, resinas sintéticas, aditivos, como os impermeabilizantes e agentes bactericidas e microbicidas. 

Aplicação da cola bloco

Como explicado anteriormente, a cola bloco é ideal para assentar tijolos e blocos de cerâmica e concreto. Isso vale para alvenarias de vedação vertical, tanto externa quanto interna. Isso significa que esse produto não deve ser usado para erguer, por exemplo, elementos estruturais.

Em compensação, a cola bloco pode ser usada como revestimento de parede, de tetos, azulejos e de pequenos reparos nas obras. Além disso, utilizar essa argamassa é bem simples, uma vez que a própria embalagem é o seu aplicador. Isso garante o bom espalhamento do produto e a estabilidade da estrutura.

Agora você conhece as vantagens de usar cola bloco na sua construção civil. Depois de ler esse artigo, duvido que você vai querer usar a argamassa tradicional, não é mesmo?
cola bloco para artigo
fabrica_02_g
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *