Tudo que você precisa saber sobre a máquina de fabricação de cola bloco

Passo a passo da aplicação de argamassa polimérica
março 16, 2019
Guia de iniciação no mercado imobiliário: compra e venda de imóveis
março 16, 2019

O mercado da construção está sempre trazendo novidades sobre produtos capazes de potencializar obras e reformas, como é o caso da cola bloco.

A cola bloco é uma argamassa inovadora, que possui alta tecnologia e desempenho, além de trazer vantagens econômicas e sustentáveis para o assentamento de tijolos e blocos.

Para saber mais sobre a cola bloco, suas aplicações e como utiliza-la continue a leitura! Vamos lá?

O que é a Cola Bloco?

A cola bloco é uma argamassa polimérica muito popular para a aplicação de ladrilhos exteriores e ladrilhos cerâmicos, pois possui maior flexibilidade e mais força de ligação do que as argamassas convencionais, o que aumenta ainda mais a capacidade de manutenção do revestimento.

A cola bloco já vem pronta (em massa) para uso imediato, dessa forma, não é necessário adicionar água nem outros componentes como areia, cimento, cal ou outro tipo de substância química para poder utilizar.

A revolução permite mais economia, rapidez e limpeza na colocação de tijolos, com resultados que aumentam ainda mais a qualidade final da construção.

Composição química

As misturas poliméricas que compõem a cola bloco incluem emulsões, cimento, pós-polímeros dispersáveis, polímeros solúveis em água em junção com minerais inertes e resinas líquidas e monómeros, o que forma uma espécie de “cola durável”, devido suas grandes propriedades de impermeabilização e resistência.

Por isso, a cola bloco possui como propriedade principal a forma como penetra sobre a porosidade do substrato na obra, preenchendo o concreto de forma gradual e impossibilitando a penetração de umidade.

Vantagens

A cola bloco possui como principal diferencial a facilidade de aplicação e o menor custo comparado às argamassas tradicionais, especialmente no que se refere a obras que necessitam de impermeabilização e que estão sujeitas a intempéries da natureza.

Isso se aplica tanto a construções localizadas em áreas úmidas quanto a construções de áreas internas úmidas, como o caso de cozinhas, banheiros, área de serviço ou áreas de lazer onde há piscinas por exemplo.

Fora esse diferencial inovador existem outros benefícios associados à cola bloco, como:

  • Redução da incidência de fissuras — especialmente em reparos de estruturas de concreto;
  • Maior durabilidade — proporcionando vida útil mais longa ao revestimento;
  • Maior resistência à tração;
  • Durabilidade de adesão;
  • Redução da permeabilidade à água;
  • Redução do encolhimento;
  • Secagem mais rápida.

Existem ainda benefícios relacionados à economia e sustentabilidade, como:

  • Economia de até 75% no custo do assentamento;
  • Economia de até 30% no custo total da obra;
  • Zero desperdício na obra;
  • Redução de peso estrutural na construção;
  • Velocidade três vezes maior na produção do que no método convencional — dependendo do tipo de aplicador e método de aplicação utilizado na obra;
  • O produto é ecologicamente correto;
  • Reduz o nível de gás carbônico (CO²) lançado na natureza;
  • Atende às normas NBR/ABNT.

Máquina de fabricação da cola bloco

A máquina de fabricação da argamassa cola bloco geralmente também são máquinas utilizadas para fabricação de textura, grafiato e massa corrida.

Algumas máquinas de fabricação possuem capacidade produtiva de 500 kg ou 200 kg por batida, produzindo 5 mil quilos ou 2 mil quilos de cola bloco por dia, por exemplo.

Porém, sua capacidade produtiva varia conforme a capacidade da máquina e também conforme o tempo de processo que a mesma utiliza pra produzir.

As máquinas de produção de cola bloco são fabricadas em aço carbono com motoredutor trifásico.

Para encontrar os aditivos componentes químicos para fabricação da cola bloco é necessário contatar fornecedores específicos, uma vez que esses produtos não são encontrados em casas de material de construção.

Aplicação da cola bloco

Para aplicação é necessário colocar a cola bloco dentro do aplicador escolhido, que pode ser bisnagas, aplicador pneumático ou outro equipamento de aplicação.

É necessário que os tijolos estejam limpos para aplicação, isso para não comprometer a aderência da cola.

É necessário também que a base esteja nivelada antes da aplicação da cola bloco, por esse motivo recomenda-se que a primeira fiada seja realizada com argamassa convencional.

Faça dois cordões contínuos de em média 1,0 cm e diâmetro ao longo de toda fiada.

Você pode conferir mais detalhes sobre aplicação no Passo-a-passo da aplicação de argamassa polimérica.

Com a utilização da cola bloco em suas obras com certeza será notória a economia de tempo e de gastos e o ganho de qualidade nos projetos.  Certamente vale a pena conhecer o produto.

Se você gostou desse post sobre cola bloco e suas aplicações compartilhe-o nas redes sociais com os amigos! Boa reforma!

 
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *