Será que vale mesmo a pena construir e vender imóveis pela Caixa Econômica Federal?

Você sabe qual a diferença entre massa corrida e massa acrílica?
março 16, 2019
Vantagens da Argamassa Polimérica que você precisa saber hoje
agosto 21, 2019
Construir casas com o objetivo de vender imóveis por meio do financiamento da Caixa Econômica Federal pode ser um negócio bem lucrativo. Porém, é preciso tomar alguns cuidados no projeto, construção e na venda dos imóveis. Esses são pontos importantes que você precisa ter atenção para que o seu negócio seja um sucesso.

Pensando nisso, preparamos esse artigo para você. Abaixo você vai entender mais detalhes sobre os itens que merecem atenção quando você trabalha com a venda de imóveis. Além disso, também vamos explicar porque o mercado da construção civil é um setor bastante lucrativo.
Boa leitura!

Vale a pena construir e vender imóveis pela Caixa Econômica Federal?

Se você quer uma resposta curta e grossa, posso garantir que vale sim. Obviamente, quando você constrói casas para vender, o seu principal objetivo é o lucro. Porém, esse lucro vai depender dos gastos iniciais que você terá com a sua construção.

Para que você consiga bons resultados nesse tipo de segmento, é preciso que você minimize os gastos desnecessários. Assim, você terá como colher bons rendimentos no futuro. Em resumo, o ramo da construção é bastante favorável.

Afinal, esse é um mercado que cresce bastante ultimamente. Porém, é necessário que você tenha um bom planejamento inicial antes de começar a construir. Dessa forma, você não sairá no prejuízo. Abaixo você confere mais detalhes sobre o assunto. 
Tenha atenção ao projeto, caso você queira vender imóveis pela Caixa

Se você quer construir casas para vender por meio do financiamento da Caixa Econômica Federal, você precisa prestar atenção ao projeto. Ele deve atender aos requisitos que a Caixa impõe para que o financiamento seja feito.

Por exemplo, imagine que você queira vender uma casa mais simples por meio do programa Minha Casa Minha Vida. Nesse caso, é necessário ficar atento aos valores que o programa limita em cada cidade.

Por isso, é importante verificar se a construção que você quer fazer não vai exceder o valor máximo para que o imóvel se enquadre no programa.

Mesmo que você não vá vender imóveis pelo Minha Casa Minha Vida, outros detalhes também merecem atenção. O imóvel precisa estar acabado e a documentação precisa estar em dia. Assim você consegue fazer a venda através de um financiamento.
 
 
Sendo assim, é importante pensar em um projeto com início, meio e fim. 

Também é preciso prestar atenção na construção do imóvel

A Caixa Econômica Federal não limita o tipo de construção para ser financiada. Porém, obviamente, eles irão avaliar a estrutura e as condições do imóvel antes que o financiamento seja aprovado.

Durante o processo de análise em um pedido de financiamento, a Caixa manda um engenheiro para verificar as condições do imóvel. Por conta disso, é importante que o imóvel esteja terminado e ofereça boas condições de moradia. Além disso, precisa servir de garantia para o financiamento que será realizado.
 
Outro ponto importante: a venda

A pessoa que for apresentar o imóvel, não poderá ofertar com um valor muito diferente daquele que é praticado no mercado. Lembre-se: a Caixa vai avaliar o imóvel. Se ela ver que o valor está muito elevado, ela pode não aprovar o financiamento.

Por isso, se você quer vender imóveis, saiba que a venda precisa ter um valor justo e de mercado. Assim, você consegue encontrar compradores mais facilmente e não terá problemas com o financiamento depois. 

Não esqueça dos 15% do Imposto de Renda

Quando você vai vender um imóvel, há ainda o Imposto de Renda por ganho de capital no valor de 15%. Por isso, não esqueça de colocar esse percentual nos seus cálculos quando for planejar a construção do imóvel.

Vamos exemplificar. Imagine que o seu custo para comprar o terro e construir o imóvel tenha sido de 400 mil reais. Depois de um tempo, você vendeu a casa por 600 mil. Nesse caso, o ganho de capital foi de 200 mil reais. Sobre esse valor, incidirá os 15%.

Espero que esse artigo tenha sido útil para você que quer vender imóveis. Tendo atenção nos itens mencionados, você não terá problemas na hora de construir e vender casas pela Caixa Econômica. Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *