Por que usar grafiato ou textura na parede externa da sua casa?

Vantagens de usar cola bloco na sua construção civil
março 16, 2019
Você sabe qual a diferença entre massa corrida e massa acrílica?
março 16, 2019
Quer deixar a sua casa do jeito que você sempre sonhou, sem correr o risco de se arrepender depois? Então você deve estar na dúvida entre usar textura na parede, grafiato ou tinta. Muitos pensam que eles possuem a mesma finalidade, mas não é bem assim.

Pensando nisso, preparamos esse artigo para você. Abaixo você vai saber a diferença entre a textura e o grafiato, além de suas vantagens e desvantagens. Não deixe de conferir e boa leitura! 

Saiba mais sobre a textura na parede

Com a textura na parede, você consegue variar os formatos da aplicação. Isso acontece por causa da utilização de vários rolos específicos, como xadrez, círculos, envelhecido, projetado, entre outros modelos.

O formato mais usado é o tradicional, com rolo próprio, mas há casos em que os profissionais conseguem criar diversas formas diferentes na hora de aplicar.

Algumas características da textura na parede

  • A textura na parede é aplicada com um rolo especial. O processo é bem parecido com a pintura, tendo como diferença apenas o rolo.

  • É necessário ter cuidado com a diluição da textura para evitar que você tenha massas com consistências diferentes. Caso isso aconteça, pode ser que fique marcas na parede.

  • O ideal é que a aplicação seja feita de uma única vez, para evitar que fique marcas na parede. 


texturas
E o grafiato?

Basicamente, o grafiato é quase a mesma coisa que a textura na parede. A diferença entre eles é apenas o resultado aparente que eles demonstram. O grafiato fica com o aspecto de ranhura, sem possibilidade de muitos detalhes, bem rústico.

Além disso, o grafiato quebra aquele padrão de parede tradicional que vemos em diversas casas antigas. Geralmente, o grafiato é usado justamente na parede externa da casa, como na fachada ou nos muros.

Assim, a intenção é de realmente dar outra aparência para o ambiente. Porém, muitas pessoas optam pelo grafiato uma vez que ele também protege a parede contra umidade e infiltrações. Isso acontece porque o seu material cria uma barreira resistente contra tais imprevistos.  Algumas características do grafiato

  • Ele pode conter gramaturas ou malha como é mais conhecido. Isso significa que uma malha mais grossa vai formar riscos mais profundos, dando uma aparência mais marcante. Caso você use uma malha mais fina, a aparência será mais suave.

  • A aplicação do grafiato pode ser mais demorada, precisando de um pouco mais de cuidado por parte do aplicador. Isso acontece porque o trabalho precisa ser feito em duas etapas. A primeira é a aplicação e a segunda é a de riscar. O aplicador precisa ter uma boa experiência e habilidade para riscar direito.

  • Ele não permite emenda. Dessa forma, o ideal é que a parede seja terminada toda de uma vez. Caso o aplicador pare e comece depois, provavelmente vai ficar uma marca na parede. Há uma técnica de usar uma fita para determinar a emenda e não ficar a marca, mas nem sempre ela funciona. 


  • texturas2
    Vantagens do uso do grafiato ou textura na parede

    Como deu para perceber, as duas opções são válidas. Abaixo você confere as vantagens de se usar grafiato ou textura na parede da sua casa.
    • Protege a parede contra infiltrações de água da chuva ou de outras umidades que incidam sobre a parede. O recomendado é que você use um impermeabilizante para dar mais proteção.

    • Melhora a aparência da parede, escondendo imperfeições (caso tenha) no reboco.

    • Permite a criação de texturas em formatos diferentes, podendo ser trabalhado várias formas, em vários espaços da residência.

    • O custo é baixo, quando comparado aos benefícios que eles proporcionam. Sendo assim, oferecem um excelente custo-benefício.

    • A aplicação é bem fácil.

    Agora você sabe que a melhor opção é você usar grafiato ou textura na parede externa da sua casa. Se você quer economizar e ter uma boa aparência da sua residência, não hesite na sua escolha. Até mais!
    image6
     
     

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *