A argamassa polimérica se tornou um assunto muito comentado nos últimos anos dentro da construção civil — mais precisamente a partir de 2011, ano em que ela se popularizou de fato no Brasil.
Por se tratar de uma tecnologia relativamente “nova’’, muitas pessoas ainda não sabem como é e como funciona exatamente a argamassa polimérica e quais suas vantagens em relação à argamassa convencional.
Para esclarecer possíveis dúvidas, neste artigo você conhecerá um pouco mais sobre a argamassa polimérica, suas características e como aplica-la.
O que é argamassa polimérica?
De maneira resumida, podemos dizer que argamassa polimérica — ou composto polimérico para alvenaria, argamassa sintética e argamassa fina como também é conhecida — é um produto desenvolvido especialmente para substituir a argamassa convencional que é usada nos processos de assentamento de alvenaria de vedação.
A sua formulação original foi publicada a primeira vez em uma revista americana, no início da década de 80, no entanto, a argamassa polimérica se popularizou no Brasil somente em 2011, isso graças ao investimento de grandes empresas pioneiras no segmento.
Em 2017, a argamassa polimérica ganhou ainda mais notoriedade com a
publicação da NBR 16590 através da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que normatiza o uso de componentes poliméricos de assentamento de alvenaria de vedação.
Essa normatização garante aos profissionais da construção civil mais segurança ao adquirir esses tipos de produtos, uma vez que, com isso, as empresas fabricantes do produto devem atender a uma série de critérios e requisitos para fabricar e comercializar o mesmo.
Características
Uma das principais características que difere a argamassa polimérica das argamassas convencionais que são comercializadas em pó, é que ela é comercializada em estado pastoso e pronta (em massa) para o uso.
Por si só, essa característica já implica positivamente em dois fatores relacionados aos gastos da obra. O primeiro é que se economiza mão de obra, já que não é preciso profissionais para realizar o preparo da argamassa.
O segundo é que dispensa gastos com água e areia para a preparação, já que a argamassa polimérica já vem pronta para o uso. Essas são apenas algumas das muitas
vantagens da argamassa polimérica.
