6 dicas para reformar a fachada da casa com Textura ou Grafiato

Texturas em paredes e suas vantagens
março 14, 2019
Casas que mudaram completamente (para melhor) após reforma com grafiato
março 16, 2019
Para quem pretende reformar a fachada da casa e está pensando em utilizar textura ou grafiato é importante saber que esses tipos de revestimentos em massa não são a mesma coisa, apesar de serem constantemente confundidos um com o outro.

A fachada é o cartão de visitas de qualquer casa e, por isso, indicam o estilo da residência assim como de seus moradores. Ela representa muito bem a frase que diz que a primeira impressão é a que fica.

Logo, muitas pessoas ficam em dúvida sobre escolher textura ou grafiato para decorar a fachada da casa.

Para ajuda-lo (a) nesse momento, confira 6 dicas que separamos para você sobre como reformar a fachada da casa com textura ou grafiato.

Principais diferenças da textura e grafiato na reforma da fachada da casa


Grafiato


O grafiato é um revestimento em massa a base de cargas minerais, pigmentos orgânicos, polímeros acrílicos e água.

Ele é um tipo de revestimento bastante utilizado nas fachadas e áreas externas, as ranhuras e o efeito rústico são as suas principais características. No entanto, nada impede o uso do revestimento para as áreas internas.

A textura do grafiato melhora não apenas a estética do ambiente, mas também dificulta o aparecimento de mofo em suas estruturas.

Textura


Já a textura é um revestimento em massa com uma composição bem semelhante ao grafiato.

Geralmente texturas são utilizadas em ambientes internos, pois apesar de servir para as áreas externas ela tem função mais decorativa do que protetora, e pode se danificar com mais facilidade devido às ações climáticas.

Basicamente, a principal diferença entre os dois revestimentos é a seguinte: a textura fica em relevo, de modo que você passa a mão e sente a espessura da pintura. Já o grafiato é um tipo de pintura que “infiltra” na parede, não fica exposta e sim imersa.
20170313_150727
image5
 
 

Dicas para a fachada da casa com textura ou grafiato


Confira abaixo dicas especiais para você que pretende optar por textura ou grafiato na área externa da sua casa!

1.    Aposte em cores vibrantes


O clássico branco que comumente é utilizado em muros e paredes está perdendo espaço, especialmente quanto falamos em paredes com grafiato ou texturizadas.

Por isso, a dica é apostar em cores vibrantes para compor o revestimento. Com isso, as fachadas ficam mais modernas e interessantes, valorizando ainda mais a estrutura do imóvel.

As fachadas em cores azuis, por exemplo, atualmente são as preferidas pelos arquitetos e decoradores.

2.    Invista também em textura e grafiato para ambientes internos


Você não precisa limitar a escolha de textura e grafiato somente aos ambientes externos.

Já que os revestimentos melhoram não só a estética do ambiente como também dificultam o surgimento de mofo nas estruturas, com isso, eles podem ser uma ótima opção para as paredes da sala, sala de jantar e outros ambientes.

Para quem gosta de sair do comum, a dica é apostar em cores inusitadas. Os tons de verde, por exemplo, prometem ser os queridinhos nos próximos anos.

3.    Um jardim pode ajudar a realçar a fachada da casa


Um jardim na entrada principal da casa pode ajudar valorizar ainda mais as formas e cores do revestimento de grafiato ou textura, especialmente se esses forem em tons neutros.

Algumas flores e arranjos podem completar o cenário de modo que fique acolhedor e elegantemente natural.
image1
texturas3
 
 

4.    Cuidado com o muro


É necessário tomar cuidado com o muro na hora de construir ou reformar, já que ele pode tapar a visão da fachada da casa, escondendo assim a textura ou o grafiato.

Portanto, tente construir um muro que case com a decoração do revestimento, ou seja, um muro transparente ou decorado.

Um projeto de vidro é ideal para a proteção da casa, sem cobrir a fachada. Além disso, outra opção é um muro vazado de madeira, que combina muito bem com esses tipos de revestimentos.

5.    Divisão com faixas


Para quem optar por fazer grafiato na fachada da casa saiba que é necessário faze-lo em pedaços, dividindo-o em faixas para que se alguma parte quebrar não seja preciso trocar todo o revestimento.

E, por isso, é possível decorar e distribuir as faixas a seu gosto já que essas são necessárias no grafiato. Dividindo-as da maneira que você achar esteticamente melhor para a fachada da casa.

6.    Nunca pague todo o valor do serviço antecipado


Durante a reforma podem ocorrer alguns contratempos relacionados a material e metragem, especialmente com revestimentos mais específicos, como textura e grafiato.

Por isso, recomendamos que você nunca pague o valor total a vista e se for dar uma entrada, peça sempre um comprovante que possa garantir os seus direitos.

Com as nossas dicas e o seu bom gosto certamente você escolherá a opção ideal para compor o cartão de visitas, que é a fachada da casa. Uma fachada bem elaborada merece atenção nos mínimos detalhes.

Se você gostou desse post sobre textura e grafiato para reforma compartilhe-o nas redes sociais com os amigos! Boa reforma!
 
 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *