Como Aplicar Revestimento Acrílico Riscado ”GRAFIATO”

Massa Corrida PVA
março 14, 2019
Cola Bloco, conheça mais sobre essa argamassa
março 14, 2019

A Textura Riscada FIX ECOMASSA é a massa perfeita para aplicação ao estilo Grafiato, para superfícies externas e internas em alvenaria tanto em massa desempenada quanto massa fina, direto sobre o bloco, ou em repintura. Proporciona o efeito riscado nos tamanhos # 10, #12, #14, #16 e #20. Possui Hidrorrepelência e várias cores, conforme a necessidade do cliente.

O que é o Revestimento Acrílico Riscado FIX ECOMASSA?

É uma textura acrílica hidrorepelente de efeito riscado (grafiato) disponível em cinco tipos de malha 10, 12, 14, 16 e 20. A malha é o tamanho da pedra que faz o risco na textura, quanto menor o número maior o tamanho. O rendimento da massa é influenciado pelo tamanho da malha da textura. Nas texturas na malha #10 para se fazer um metro quadrado iremos gastar em torno de 4 quilos de massa na malha 12, o rendimento é de 3,5kg/m² na malha #14 é de aproximadamente 3 kg/m². Nas malhas mais finas geralmente chamados de “granfino” ou malha fina o rendimento aumenta para 2,8 kg/m².

 

 

 

 

 

Quais ferramentas iremos precisar para aplicar a Textura Riscada FIX ECOMASSA?

 

  • 01 Desempenadeira de Aço lisa para aplicar a massa na parede
  • 01 Espátula de Aço, para retirar a massa da embalagem.
  • 01 Desempenadeira de Plástico PVC, usada para fazer o efeito riscado na massa.
  • 01 Rolo de Lã e trincha, para aplicar o selador acrílico.
  • 01 Bandeja ou caçamba, para o selador acrílico.
  • 01 Fita Crepe para demarcar as emendas.
  • 01 Óculos de proteção, luvas, máscaras e demais Epi’s

 

Quanto e quais materiais serão necessários?

 

Primeiro, você terá que ter a medida da área em que será aplicada a massa. Por exemplo em uma parede de 2,5m de comprimento por 2,5m de altura você terá uma superfície de 6,25m², se queremos o acabamento mais grosso na malha#10 e como ela gasta em torno de 4 kg/m² teremos que comprar 25 kg. Caso a cor desejada seja Branca é necessária a aplicação de um selador acrílico na cor branca para que a cor do fundo não fique aparecendo nos riscos, caso o revestimento venha a ser pintado não será necessário a aplicação do selador.

A preparação da superfície deve seguir a norma ABNT NBR 13245: A Superfície deve estar coesa, limpa, seca sem poeira, gordura ou graxa, sabão ou mofo. Caso a parede não esteja coesa aplicar uma demão de fundo preparador de paredes FIX ECOMASSA.

Primeiro aplicamos o selador acrílico na mesma cor do grafiato, (caso você queira pintar o grafiato posteriormente não será necessário a aplicação do selador), esta aplicação do selador é com rolo e os recortes das paredes com trincha da mesma forma que aplicamos uma tinta na parede. Após a secagem do selador, aplicamos a massa da textura como se aplica uma massa corrida na parede, devemos ter o cuidado

com o tamanho da área que iremos aplicar para não ficar com a emenda em evidencia, geralmente aplica se a massa em um pano de 2 m de comprimento na junção da massa devemos colocar uma fita crepe perpendicular ao chão até o teto, esta dica fara com que a emenda da outra parte da parede fique bem retinha o que dificulta a visualização da emenda, dando a impressão que o produto foi aplicado de uma vez apenas.

Depois que a massa está na parede, passe a desempenadeira de PVC em movimentos circulares ou de cima para baixo para fazer com que as malhas do grafiato façam riscos na massa dando o efeito riscado. Pronto, aTextura Acrílica FIX ECOMASSA Riscada está aplicada.

As suas vantagens são: Bem mais acessível do que as tintas em geral. Ele deixa os ambientes mais elegantes, além de poder ser pintado da cor que desejar, mas só e possível quando utiliza um fundo branco em sua aplicação.O grafiato pode ser usado em paredes internas e externas, e garante boa durabilidade. Ele é fácil de ser aplicado tendo assim uma economia perceptível quanto a mão de obra.

Outra vantagem do grafiato é que ele serve para impermeabilizar a parede, evitando infiltrações e prevenindo problemas futuros como o mofo e melhorando na sustentabilidade da casa.

 
 
 
 
 
 
 
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *