Cola bloco vantagens e recomendações
março 14, 2019

DCIM100MEDIA

A Fix Ecomassa é uma empresa especializada no desenvolvimento de produtos inovadores, de alta tecnologia e qualidade, para o setor de construção civil. Seu foco é oferecer soluções viáveis e sustentáveis através de produtos que simplificam o dia a dia de uma obra ou reforma.

 

Antes da aplicação

 

Estocagem: Mantenha o produto armazenado em local seco, fresco e arejado, com empilhamento máximo de 5 caixas.

Indicação:  Cola Bloco Fix Ecomassa é indicada para alvenarias de vedação internas ou externas, sem função estrutural ou uso refratário.

Blocos: É importante que os tijolos ou blocos utilizados atendam aos padrões de qualidade determinados pelas normas brasileiras ou possuam selos de qualidade da ABCP ou PSQ da ANICER. Diferenças de dimensões superiores a 3mm entre uma peça e outras resultarão em dificuldades de nivelamento e alinhamento dos blocos na hora da aplicação.

Importante: A Cola Bloco Fix Ecomassa já vem pronta para o uso, não necessitando nem mesmo de água. Não adicione cimento, cal ou qualquer outra substância ao produto.

 

 

Aplicador: O Produto pode ser aplicado com uma bisnaga (plástico ou tecido) ou com a pistola de aplicação fornecida pelo fabricante. No caso da embalagem em sachê, insira a mesma dentro da pistola de aplicação, corte a ponta e use o aplicador normalmente.

Preparação: Os tijolos/blocos devem estar limpos, livres de areia, graxa, óleos ou pó para não comprometerem a aderência. A aplicação do produto em peças levemente úmidas aumentará o tempo de cura necessário, mas não afetará negativamente a adesão do produto após sua cura. Não é recomendada aplicação do produto em peças completamente molhadas (saturadas) pois isso poderá prejudicar a adesão final.

Nivelamento: É necessário que a base esteja bem nivelada e no prumo antes da utilização do produto. Por esta razão, é recomendável que a primeira fiada seja sempre assentada com argamassa convencional, corrigindo quaisquer desníveis existentes no piso.

Durante a aplicação:

Dosagem: A aplicação deverá ser feita em dois cordões de argamassa com aproximadamente 1cm de diâmetro cada, sobre uma das superfícies a serem unidas. Para a dosagem correta, é recomendável a utilização de um dos aplicadores fornecidos pelo fabricante.

Distância entre os blocos: Na maioria dos casos, não há necessidade de “encabeçar” os tijolos ou blocos (aplicar o produto nas justas verticais). Recomenda-se apenas que se deixe um espaço lateral de 1 a 3mm entre os blocos para comportar dilatações térmicas e higroscópicas. Este espaço será posteriormente preenchido pelo reboco da alvenaria.

Tempo em aberto: Após a aplicação dos cordões de Cola Bloco Fix Ecomassa, é recomendável que os tijolos/blocos sejam assentados em até 10 minutos. O tempo máximo em aberto pode variar conforme condições climáticas, sendo menor em climas secos ou quentes e maior em climas frios ou úmidos.

Nível e prumo: Caso a alvenaria comece a ficar fora de nivelamento ou prumo no decorrer da aplicação, podem-se utilizar pequenos calços para fazer ajustes finos. Para maiores correções de prumo ou nivelamento, é recomendável o assentamento de uma fiada com argamassa convencional antes de prosseguir com a aplicação da Argamassa Fix Ecomassa.

Encunhamento: A fixação ou encunhamento da parede à laje ou viga superior deve ser feita conforme determinações das normas e boas práticas de mercado, utilizando-se, por exemplo, argamassa para encunhamento (argamassa “resiliente”).

Ancoragem: A ancoragem/fixação dos blocos ou tijolos pode ser feita diretamente nos pilares ou colunas laterais com Cola Bloco Fix Ecomassa desde que o espaço entre as partes seja inferior a 3mm em toda a área de contato entre os blocos e a coluna. Consulte o fabricante para mais informações.

Altura de assentamento: A altura de alvenaria a ser levantada em um único dia depende do tipo e qualidade do bloco utilizado e deve ser avaliada pelo profis-sional responsável. Quando há indícios de chuva ou ventos fortes para as próxi-mas 8 horas, recomenda-se uma altura moderada para evitar que a alvenaria possa sair de prumo ou alinhamento.
Após a Aplicação
Tempo de cura: O tempo de cura total da Massa Argamassa Fix Ecomassa é de 72 horas em clima seco e quente, podendo variar conforme as condições climáticas (mais lento em climas frios ou úmidos). Em casos de umidade intensa, a cura do produto apenas iniciará após os blocos assentados secarem completamente.

Resistência inicial: O produto já apresenta resistência a intempéries após 8 horas de clima seco. Em caso de chuva ou umidade intensa em menos de 8 horas após o assentamento, é recomendável cobrir ou escorar a alvenaria para que a mesma não saia do prumo.

Ajustes após aplicação: Caso haja a necessidade de remover tijolos ou blocos após o seu assentamento, é necessário retirar a massa que foi aplicada e refazer a aplicação. O descolamento e reposicionamento de blocos ou tijolos sem uma nova aplicação do produto resultará em problemas de adesão.

Após aberto: Após aberta, vede bem a embalagem plástica e utilize o produto dentro de 30 dias.

Produto Ecologicamente correto
O produto já vem pronto para o uso e é ecologicamente correto porque não utiliza energia elétrica, areia ou
água. Em comparação com o uso da argamassa tradicional, a cada metro quadrado de obra, Argamassa Fix Ecomassa deixa de eliminar a produção de 7,5KG de CO2 no meio ambiente.

Recomendações de uso

Antes Da Aplicação, Siga Nossas Recomendações

 

Estocagem: Mantenha o produto armazenado em local seco, fresco e arejado com empilhamento máximo de 5 caixas.

Indicação: Cola Bloco Fix Ecomassa é indicada para alvenarias de vedação externas ou internas, sem uso refratário.

Importante: Cola Bloco Fix Ecomassa já vem PRONTA PARA O USO, não necessitando adicionar água, cimento, cal ou qualquer outra substância.

Alvenaria utilizada: É importante que os blocos ou tijolos utilizados atendam os padrões de qualidade determinados pelas normas brasileiras. Diferenças de dimensões entre uma peça e outra resultarão em dificuldade de alinhamento e nivelamento na hora da aplicação.

Os blocos/Tijolos: Devem estar limpos, livres de graxas, óleos, pó ou areia, pois podem comprometer a aderência do produto. A aplicação do produto em peças úmidas NÃO COMPROMETERÁ a aderência do produto após a cura, mas aumentará o tempo necessário. Não é recomendada a aplicação do produto em peças completamente molhadas, pois a adesão final do produto poderá ser prejudicada.

Aplicador: O produto pode ser aplicado diretamente da embalagem ou com o uso de aplicador fornecido pelo fabricante.

Nivelamento: É necessário que a base esteja nivelada e no prumo antes da utilização do produto. Por isso recomendamos que a primeira fiada seja assentada com argamassa tradicional.

Durante a aplicação observe as normas do setor e os fundamentos orientados pela engenharia civil

 

Dosagem: A aplicação deverá ser feita em dois cordões de massa com diâmetro de 0,8mm a 1cm cada, sobre uma das superfícies a serem unidas.

Distância entre blocos: Na maioria dos casos não é necessário o “encabeçamento” dos blocos ou tijolos. O espaço que ficará entre os blocos (1 a 3 mm) comportará dilatações e posteriormente será preenchido pelo reboco da alvenaria.

Nivelamento: Caso a alvenaria venha a ficar fora do prumo ou nivelamento no decorrer da aplicação, recomendamos a utilização de pequenos calços (cunhas) para pequenos ajustes. Para correções maiores, faz-se necessário aplicar uma fiada com argamassa tradicional antes de prosseguir com a aplicação.

Ancoragem: A fixação dos blocos diretamente nos pilares pode ser feita com massa Cola Bloco Fix Ecomassa

Altura do assentamento: A altura da alvenaria a ser levantada num único dia depende do tipo e qualidade dos blocos utilizados e da avaliação do profissional responsável. Entretanto recomenda-se utilizar os mesmos padrões tidos com a argamassa tradicional a fim de evitar desalinhamentos na parede.

Assentamento dos tijolos após aplicação: Recomenda-se o assentamento dos tijolos/ blocos em até 10 minutos após a aplicação dos cordões de massa. Este tempo pode variar de acordo com as condições climáticas, sendo menor em climas secos e quentes e maior em climas frios e úmidos.

Após a aplicação

 

Tempo de cura: O tempo de cura total da massa Argamassa Fix Ecomassa é de 72 horas em climas quentes e secos, podendo variar de acordo com as condições climáticas. Em caso de umidade intensa, a cura do produto dar-se-á após a secagem dos blocos/tijolos.

Resistência inicial: Decorridas 8 horas após a aplicação o produto já apresenta resistência a intempéries. Em caso de chuva ou umidade intensa, recomenda-se proteger a alvenaria com escoras ou cobrindo-as para que não saiam do prumo.

Ajustes: Caso seja necessários retirar blocos/tijolos após o assentamento é necessário retirar a massa que foi assentada e refazer a aplicação.

Caso não utilize todo o conteúdo de um pacote, vede bem a embalagem plástica e utilize o produto dentro de 30 dias.

Rendimento médio da massa

O rendimento da Cola Bloco Fix Ecomassa é de 1,6 KG/ M² quando utilizada em tijolos ou blocos com 19 cm de altura. Dependendo da altura do tijolo ou bloco utilizado este rendimento poderá sofrer variações para mais ou para menos. Além disso, o rendimento do produto está condicionado a atenção e a forma de aplicação da Argamassa Fix Ecomassa.

A Argamassa Fix Ecomassa conta com uma estrutura de alta tecnologia para a fabricação de seus produtos e busca diariamente a melhoria contínua de seus processos com foco no nível de serviço exigido pelo mercado.

Atuamos em todo território nacional, oferecendo suporte técnico aos nossos clientes para acompanhar a curva de aprendizado associada às novas tecnologias. Estamos próximos de nossos clientes e fornecedores estratégicos em busca do aperfeiçoamento da governança corporativa.

Vantagens

 

Economia de 30% A 40% no custo total da obra

· Alto rendimento:

Uma barrica de 40 kg assenta 25 m² de parede.

· Não gera desperdício:

Sem perdas.

Diminui entulho e mantém obra limpa.

· Economiza em outros materiais:

Permite reboco mais fino.

Permite ancoragem sem usar telas/pinos/grampos

Velocidade de aplicação até 3x maior

o Pronta para usar:

Não requer água, areia, cal ou betoneira.

o Fácil de aplicar:

Aplicação não requer conhecimento técnico.

Pode ser aplicada pelo auxiliar de pedreiro.

o Fácil logística:

Fácil de armazenar e transportar dentro da obra.

Pode ser mantida no próprio local da aplicação.

Segurança Comprovada

§ Atende às normas de mercado:

Produto ensaiado conforme normas NBR/ABNT.

§ Formulação exclusiva e comprovada:

Rigorosos ensaios em câmaras climáticas e envelhecimento acelerado.

 
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *